Páginas

O LaPop



Laboratório de Cultura: Experimentações em Dança, Educação e Cultura Popular é um projeto de pesquisa, troca e vivência educacional e corporal. Nosso trabalho tem como foco a experimentação e a recriação do repertório da cultura popular brasileira pelo estabelecimento de pontes entre os diversos platôs que compõem nossa sociedade, unindo e tensionado o institucional e o familiar, o difuso e o concentrado, o formal e o informal.
Pela memória corporal, pelo acordar das raízes de nossa terra, nós buscamos uma relação mais profunda com a cultura, indo além do costumeiro tratamento que é dado ao que se entende por folclore, ainda além do "para inglês ver".
É uma relação de vivência, de troca, de criação e recriação. É um trabalho de reinventar as tramas que formam a árvore de saberes e conflitos que dá forma à nossa cultura — pela dança, pelo corpo, pelos risos, pelas tensões e contrações de nossos músculos.
Atualmente estamos focando em oficinas de danças brasileiras e na formação continuada de professores interessados na integração entre educação formal e informal, na ponte escola-comunidade e temas afins.

O LaPop tem suas raízes no grupo Baiadô, cuja semente floresceu como um projeto de extensão do Programa Arte Educação do IFTM - Uberaba, MG junto do SESI em 2012 e agora frutifica de forma independente e intermitente, em parceria com diversas instituições da região. Agradecimentos especiais a Renata Meira, que nos ensinou a dar os primeiros passos, a Andreza Montes, Aldo Pedrosa, Diógenes Marques,  Mariana do Espírito Santo, Maria Abadia Vieira da Cruz, Lindeia Ramos Reis, Márcia Resende e Daniela Néspolli por acreditarem na proposta e investirem em sua realização. O mundo não se fez e não se faz sozinho. Nós também não.

Nenhum comentário:

Google+